quinta-feira, 22 de março de 2007

Saudades da Geografia!

Ai Ai Ai... Tem vezes que me cansa todo esse papinho de Aquecimento Global. Toda hora no jornal, na TV, em revistas, sites, agora até filme documentário vencedor de Oscar (que não quer dizer muita coisa apesar de ser muito bom o filme). Parece que todos os problemas ambientais do mundo giram em torno do Aquecimento Global.

Claro que realmente tudo está de alguma forma no fundo interligado, mas e os outros problemas ambientais? Eles não devem ser atacados da mesma forma? E o lixo e a poluição dos rios, os desmatamentos a destruição da fauna e da flora, o desperdício de comida e principalmente, aquele problema, que a meu ver é o que menos chama atenção e um dos que mais podem causar problemas em curtíssimo prazo que é o do "Desperdício de Água".

Todo mundo sabe que o planeta é coberto por 70% de água. Isso é básico, todos sabemos e chega ser até ridículo falar. Mas vamos falar de alguns números exatos. Não se alarmem muito com o que vão ler. Na verdade é bom se alarmarem e começarem a pensar no assunto rapidamente. A começar pelo fato de que desses 70%, ou seja 1,35 milhões de metros cúbicos estimadamente. Porém sabe-se que muito pouco dessa água é doce (eu disse doce, não potável). A percentagem de água nos oceanos e mares (ou seja, água salgada) é de 97,5%. Ou seja, sobram 2,5% de água doce, que considerando o tamanho do planeta, não chega a ser pouquinho.

O preocupante vem agora. Na verdade 2,493% da água é doce, mas está congelada em geleiras ou está em aquíferos subterrâneos de difícil acesso. Geleiras que não podem ser descongeladas, é óbvio, daí tanto alarde quanto ao aquecimento global. Então sobram os míseros, e pouquinhos 0,007% de água doce (lembrando sempre que não estou falando que é doce, não, potável) em rios, lagos, lagoas e na atmosfera. (tirado de www.uniagua.org.br)

A boa notícia é que desses 0,007%, 12% estão no Brasil. Talvez por isso temos essa cultura de desperdício de água no país inteiro. Ninguém se preocupa com isso de fato. Apesar de saber que em algumas localidades do país falta água, com no nordeste, na catinga. Não é incomum se ver desperdícios de água por ai. Quantas vezes você não viu esses dias alguém lavando a rua com uma mangueira. Uma rua que não necessariamente está suja, mas esta com papeis ou até folhas de árvores e é simplesmente mais cômodo jogar água do que varrer, isso me irrita muito. Limpar o chão com água é o maior desperdício de água que se pode imaginar. Pior ainda quando deixam ligada a mangueira pra poder varrer com a vassoura, ou o rodo o resto que ficou. Irritante mesmo.

Mas os desperdícios começam em casa. Quantas descargas são necessárias pra que tudo vá embora? Sempre deixamos o chuveiro ligado desnecessariamente, fora quando deixamos pingando por que não fechamos direito. Parece pouco mais no final de algumas horas da pra se encher um balde. Além do chuveiro, somos mestres em deixar a pia aberta. Seja na hora de lavar a louça quando teimamos em lavar uma por uma, ou então no banheiro quando estamos escovando os dentes entre outras coisas, que deixamos a torneira aberta o tempo todo. Isso é só pra citar o básico.

Além de desperdiçar muito, ainda poluímos sempre. Isso eu nem vou comentar pois se não ficaria horas aqui e escreveria uma dissertação de mestrado sobre o assunto (boa idéia). Junto a tudo isso ainda vem o bom, velho, e chato aquecimento global, que provoca o degelo das geleiras misturando com a água do mar. Antes pudéssemos utilizar essas geleiras, seria irônico. O aquecimento global torna áreas no mundo onde a água era abundante em locais áridos ou semi-áridos com poucos resquícios de água. Um grande exemplo é a morte cada vez mais acelerada do Rio São Francisco.

Como eu já disse, eu poderia escrever muito mais sobre o assunto, mas não o farei. Não quero que isso fique batido, que o assunto fique cansativo. Quero que se falem menos e se faça mais. Não é tão difícil, se prestarem atenção na hora de se usar o banheiro, não deixando pingar o chuveiro ou a torneira. Ou na hora de lavar louça. Até desligando e ligando a água ao invés de deixar ligado o tempo todo quando estiverem escovando os dentes ou fazendo a barba, no caso dos homens. Parece pouco, mas eu sou daqueles que acredita que se cada um fizer um pouquinho a sua parte no final todos saem ganhando.

Eu escrevo esse enorme texto tendo uma "Recaída Geográfica" por que hoje, dia 22 é o dia Mundial da Água. Tenho aversão à esses dias especiais. Dias em que todos saem de casa para protestar e no fim do dia voltam paras suas casas fazendo as mesmas coisas de sempre, esquecendo dos outros dias. Mas esse me serviu pra alguma coisa. Serviu pra lembrar um dos porquês de eu ter feito Geografia e Meio Ambiente. Prestem atenção, não estou falando pra largarem tudo e irem se filiar ao Greenpeace se acorrentando a navios e etc... estou escrevendo isso porque todos podem fazer suas devidas partes sem nenhum incomodo.

Bjssss geográficos e ecólogos a todos.

Humberto, Bacharel em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio.

2 comentários:

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

Unknown disse...

Muito bom cara! Vi exatamente isso no Fantástico domingo passado. Parece até que você tirou de lá...

abs

lge